top of page

MINICURSOS

Dias 03, 04 e 05 de Outubro, das 14 às 15:30 Mini-cours – Thèmes en esthétique contemporaine

 Prof. Dr. Herman Parret da Universidade de Louvain, Bélgica.

 

Dias 04 e 05 de Outubro, das 10 às 11:30 Minicurso História, empatia e ódio nas tesis "Sobre o conceito de história"

Prof. Dr. Marcelo Rangel da UFOP

 

 

Mini-curso Herman Parret – Temas em estética contemporânea.

​

3 de outubro, 14:00 (1h20) – A visão: a transparência.

​

     A transparência é originariamente uma qualidade da relação do olhar com o seu corolário. Mas pode-se igualmente aplicar essa qualidade ao discurso e a comunicação. Uma “pragmática” do discurso demonstra que a transparência absoluta na comunicação é impossível, isso será ilustrado por uma reconstrução filosófica dos fenômenos da indireção, da manipulação e da sedução na interação comunicativa.

​

4 de outubro, 14:00 (1h20) – O ouvido: a ressonância

​

    A ressonância, distinta da consonância e da dissonância, é um epifênomeno  estético da sonoridade, que ela seja vocal na vida cotidiana ou musical. A percepção da ressonância pressupõe uma sensibilidade bem fina e uma subjetividade muito receptiva dos ecos e dos timbres. Os musicólogos e os estetas tiveram muitas dificuldades de captar o essencial dessa virtualidade do ouvido. 

​

5 de outubro, 14:00 (1h20) – O toque: a resistência.

 

    O toque é sem dúvida o sentido que suporta a vida sensorial em sua totalidade, e é proveitoso estudar as concepções em Herder e em Valéry da relação da mão a matéria como base de toda prática artística. O Fazer (da mão) do artista consiste em colocar na forma de uma matéria e é assim um combate constante com a resistência das matérias. Para evitar um cognitivismo e um conceitualismo ilusórios é preciso construir melhor uma estética a partir de uma tipologia das resistências da matéria (física, sonora, sensorial).

​

​

bottom of page